terça-feira, 11 de maio de 2010

Seminário debate desenvolvimento da Amazônia

Estudar áreas relacionadas à questão de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da Amazônia, o fenômeno da integração regional e analisar a questão do meio ambiente, ciência e tecnologia. Este é o desafio que pesquisadores, alunos e o público em geral vão discutir no VI Seminário Internacional de Economia Amazônica e Desenvolvimento Sustentável de Roraima, que será realizado nos dias 20 e 21 de maio, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi.

O tema escolhido serve para desenvolver propostas que depois são transformadas em artigos, livros e publicação de modo geral. Este ano o tema será “Integração em Ambiente Assimétrico e Segurança Ambiental”. Entre as palestras estão a segurança ambiental na agenda regional brasileira; integração assimétrica e segurança ambiental na Amazônia; perspectiva de atores extra-regional sobre segurança ambiental e a segurança e defesa na agenda da integração sul-americana.

O evento é uma realização da Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio do Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia (Necar), em parceria com o Programa de Doutorado Interinstitucional em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional, o Programa de Mestrado Interinstitucional em Economia e o Programa de Mestrado Interinstitucional em Direito Ambiental.

Os interessados precisam levar 1 quilo de alimento não perecível no dia do evento ou procurar a Necar no anexo do bloco I da UFRR.

Programação do evento
Dia 20, às 15h é a abertura oficial, no Palácio da Cultura, que contará com a participação do reitor da UFRR, professor Roberto Ramos, governador do Estado, José Anchieta Júnior e o coordenador do Necar, professor doutorando Haroldo Amoras.

Das 16h às 17h10 acontece a conferência com o tema Segurança ambiental na agenda regional brasileira, com a palestrante a professora Mônica Hirst. Em seguida, começa o simpósio I, com o tema Integração assimétrica e segurança ambiental na Amazônia com o palestrante o professor doutor Serguei Camargo, da Universidade Estadual da Amazônia e o professor doutor Pio Pena Filho, da Universidade de São Paulo. O moderador será o professor doutor Eiiti Sato da Universidade de Brasília. Às 19h acontece o lançamento da revista com a apresentação de Haroldo Amoras.

Na sexta-feira, 21, a programação começa às 8h20, com o painel que se estende até as 12h. À tarde, a partir das 15h30, acontece o simpósio II, com a palestra Perspectiva de atores extra-regionais sobre segurança ambiental, com o representante do Ministério do Meio Ambiente, representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre o e moderador professor doutor Alcides Costa, da Universidade de Brasília.

A partir das 17h10 inicia o simpósio III, com a palestra que tem como tema a segurança e defesa na agenda da integração sul-americana, palestra 1, com a professora doutora Maria Celina Araújo, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ);]. A segunda palestra será ministrada pelo comandante da 1ª Brigada da Infantaria de Selva, Franklimberg Freitas.

Das 18h50 até as 19h30 haverá as considerações finais com a apresentação do professor doutor Roberto Ramos e o professor dourando Haroldo Amoras.
Fonte: Folha de Boa Vista - Escrito por Naira Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário